quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

os homens e o complexo de Benjamin Button

Os homens são um animal difícil. Por vezes, é complicado conquistá-lo mas toda a ciência está em mantê-lo. Como todas vocês sabem os homens, ao contrário das mulheres, não conseguem pensar em várias coisas ao mesmo tempo. É o jogo de futebol ou as mamas da Pamela Anderson ou a imperial. Nada em simultâneo, uma coisa de cada vez. É aí que nós entramos, nessa luta inglória para conseguir uns minutos de atenção, sem fugas mentais para pensamentos menos próprios. Já não nos bastava ter de lidar com esta grande limitação, ainda temos de dividir a (pouca) concentração deles com os seus carros.

Sim, porque o automóvel é um agente fulcral na vida do macho. É através deste objecto que o indivíduo se afirma na sua comunidade, que constrói a sua personalidade e identidade. É o carro que diferencia o João e o Manel, nem que seja pela cor dos estofos.

O velocímetro é, muitas vezes, visto como um medidor de masculinidade. Isso é que é vê-los a picarem-se nos semáforos, a acelerarem com o veículo completamente imóvel ou, a travarem bruscamente quase em cima do carro do adversário. Nunca percebi estes joguinhos mas é através deles que se comprova aquela teoria centenária de que os homens nunca crescem. Ou se crescem, dentro do automóvel recuam misteriosamente no tempo, feitos Benjamin Button. Falam sozinhos ou com o seu veículo e mexem em todos os botões, qual criança extasiada com o seu brinquedo preferido. Tirar o carro a um homem é roubar-lhe a alma.

Desprestigiar o automóvel de um indivíduo é praticamente a mesma coisa que insultar a sua mãe, talvez pior. Mesmo que esteja velho e desgastado o carro é um santuário, que se deve respeitar e honrar, até que a morte os separe. Entre marido e mulher não se mete a colher e acreditem, caras companheiras, não se metam entre o vosso homem e o respectivo carro.

E pronto, temos de aceitar. Eles parecem adultos cá fora mas mal entram no carro viajam no tempo até à infância. Há dias perguntei a um homem porque se picava com o carro do lado. A resposta foi esclarecedora "Pa, é uma coisa de gajo". Resignei-me.

Só tenho pena que eles não sejam todos verdadeiros Buttons, leia-se, Brad Pitts.


6 comentários:

  1. A relação com o carro é especial se:
    a) O Homem em questão gostar de conduzir
    b)for dos que compra este ou aquele modelo não pelas suas necessidades, mas pelo "estatuto".
    Agora, pergunto eu, qual é a vossa necessidade, de ter toneladas de roupa, sapatos e bugigangas? Se é para acompanhar a moda, bem que podiam dar a quem precisa a roupa da estação anterior,não?
    O carro é, para os homens que gostam de carros, um hobbie, um passatempo,que por ser simultaneamente um meio de transporte, é um hobbie quase diário.
    Claro que tens sempre os básicos, como os que se enquadram na música deste link: http://www.youtube.com/watch?v=ybEI8BOFbWA
    Quanto a ser tido em grande conta a razão é simples, a maioria apenas estima o carro, porque, além de gostar dele, tem lá investido muito tempo e dinheiro. Imagina lá que te raspavam aquela mala de pele caríssima, que compraste com esforço e muito gosto, era chato, não? Pois bem, para quem estima o seu carro (pelas mais diversas razões, especialmente porque não há quem possa comprar outro só por que o que tem já está velho ou em mau estado) estragar ou usar mal - que leva ao estrago a longo prazo - é bastante desagradável.
    E as mães (de homens ou mulheres) é sempre muito mais importante. O carro não passa de um bem material que por motivações várias, alguns homens gostam de estimar.
    Há malucos em tudo, naturalmente, mas a grande maioria não o é, diria que esses não corresponderão a mais de 1% da população masculina.
    (E experimenta estragar a arma de um caçador, ou as tintas de um artista, a reacção é a mesma, são hobbies, em que estão investidos muito tempo dinheiro esforço e dedicação, tal como nos carros de muitos de nós!)
    Cumprimentos respeitosos à bela escritora
    (espero ter ajudado a compreender uma coisa simples, que por vezes as mulheres complicam com a sua mania de ver segundos significados em tudo - embora os haja em algumas, repito algumas, coisas)
    Provinciano de ideias por fazer

    ResponderEliminar
  2. I agree!!!
    O carro é o objecto de maior prazer para o homem!
    Para além de todos os prazeres que se relacionam com afirmação, com infantilidade, com demonstração de poder e estatuto, com demonstração de virilidade, o carro comporta ainda a suprema e surpreendente qualidade de proporcionar ao homem... engates!
    Não é por acaso que um número astronómico de primeiros encontros que culminam em quecas, ocorrem nos carros!
    E aí, elas, as seduzidas consideram o carro, a melhor invenção do homem, seguida imediatamente dos estofos em pele, das capotas eléctricas e dos vidros fumados. Tudo afinal, ligado a essa máquina sedutora que se desloca sobre rodas, acelera loucamente e descreve curvas alucinantes.
    E os infantis Benjamins dos Botões, partilham com elas o seu brinquedo, desde que não abusem do sistema electrico de regulação do banco, não afimfem os calcantes em cima do tabelier e... não brinquem com o elevador electrico dos vidros... com a manete das mudanças, podem!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Bem... tenho de concordar com o Bartolomeu... a verdade é que se não fosse um certo e determinado peugeot, nada na minha vida seria como é hj.
    Seria com certeza mais triste e solitária! ;)

    ResponderEliminar
  4. Paula... se és mesmo aquela da mala castanha que aparece na foto... acredita, se o responsável não tivesse sido um peugeot, teria sido um porshe, um ferrari, um aston martin, ou um bugati.
    Mas de certeza, a tua vida, nunca teria sido triste e desinteressante!

    ResponderEliminar
  5. É verdade, mas tenho a certeza que poderiam dizer o mesmo de nós quando vamos comprar roupas - muitas vezes parecemos verdadeiras garotas a brincar aos disfarces, à maquilhagem etc., bem sei que por vezes me sinto realmente uma miúda pequena. Se nós merecemos, eles não o merecerão também?

    ResponderEliminar
  6. Heheheh agora fiquei a pensar em Brad Pitts a acelerar por aí :)

    ResponderEliminar