domingo, 24 de outubro de 2010

dietas que engordam

Eram duas da tarde em Lisboa. Acabei de almoçar uma refeição relativamente equilibrada diga-se, embora não satisfatória. Percorro, descontraída, os corredores de um centro comercial até que o vejo. É impossível deixar de olhar para ele. É robusto, apetecível, luminoso, irresistível. Observo-o, escondida atrás de um pilar. Tento não olhar, esgueiro-me e fujo envergonhada. Não, não me posso deixar seduzir. Limpo a minha mente, respiro fundo mas ele continua a fitar-me, a atrair-me fatalmente com o seu charme natural. Resisto, ele insiste. Fecho os olhos mas a sua imagem já está gravada no meu cérebro. Não aguento mais, sucumbo! Corro desenfreada por entre as cadeiras coloridas que se atravessam à minha frente e alcanço-o. Devorei-o ali mesmo, um mega gelado de nata com todos: calda de chocolate, brownie e bolacha. Um verdadeiro orgasmo calórico. Nenhum homem me consegue levar ao clímax tão rapidamente como um doce cheio de açúcares e gorduras de todas as espécies. A culpa destes disparates não é minha. Os homens é que não se esforçam o suficiente.

Nós mulheres somos assim, vivemos num eterno sistema de compensações. "Hum, comi um almoço equilibrado agora mereço deliciar-me com uma super sobremesa". As justificações que damos a nós mesmas para cometer o pecado mortal da gula são as mais lógicas ou as mais rebuscadas. O que interessa é matar logo ali o peso que não queremos na nossa consciência. O pior é que essas gramas tendem a transferir-se para a balança. (No meu caso leia-se rabo!). O nosso namorado acabou connosco? Comemos um hambúrguer. Está frio e não temos quem nos aqueça? Empaturramo-nos com chocolate quente. A Oprah não dá no horário do costume? Bora lá devorar uma pizza cheia de queijo. A culpa não é nossa, é sempre de uma pessoa ou facto externos a nós ou então é das hormonas! (Esta é a melhor justificação para as justificações).
 
E pronto, num pequeno gesto de extravagância alimentar estragamos todo o trabalho de uma semana. Todas as saladas, todas as corridas na passadeira do ginásio, todas as águas com diuréticos cor de xixi morrem instantaneamente, sem darmos por isso. Mas eu adoro compensações, vocês não?
Actualmente posso gabar-me de ter uma alimentação muito equilibrada. Não como fritos, doces, gorduras saturadas, poli saturadas e saturadíssimas. Alimento-me de carnes brancas, iogurtes e toda uma variedade de coisas verdes. Yumi! Depois, às vezes, compenso-me com uma quantidade estúpida de açúcar que quase me deixa em coma. Minhas amigas, a verdade é que as nossas dietas engordam! Sempre que estou de regime só me apetece comer coisas que não prestam. Vejo um hambúrguer a voar, umas batatas feitas a piscar-me o olho e aquela apple pie a chamar-me insistentemente.

Vivemos num mundo cada vez mais tentador e, mais uma vez, não temos culpa disso. A Eva tentou-se com uma maçã (coitada, não sabia o que é bom), eu cá não me tento com nada abaixo das 500 calorias. É um princípio, como outro qualquer. A realidade é dura, actualmente é quase impossível fazer uma dieta que não nos conduza a parecer um chouriço quando vestimos, ou despimos, um bikini brasileiro.
Agora perguntam-me vocês, como resolver este problema? Ahah, não digo...terão de esperar pela próxima crónica ;)
 

7 comentários:

  1. O sistema de compensaçao nao faz parte dos mais prestigiados guias para uma vida saudavel? No meu..faz!
    As 500 calorias parecem-me um optimo principio! Sempre que precisares de cumpri-lo, chama-me!

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro lugar creio que na realidade as dietas funcionam de uma forma natural, aqui a questão que se coloca é o facto de voçês nunca as conseguirem levar a bom porto, ou seja não há força de vontade suficiente para terminar o que começaram!
    Em segundo lugar essas afirmações relativas a espécimes do sexo masculino, não me pareçem de todo serem bem fundamentadas, mas sim baseadas no senso comum e "erros de Casting". de qualquer forma continua com as crónicas uma vez que o teu talento é de veras notório, mesmo para não-apreciadores de leitura! *

    ResponderEliminar
  3. Viver num mundo cada vez mais tentador tanto é da nossa responsabilidade como só nós o podemos combater. Não cedendo e não provocando(tantas vezes somos nós a lançar a tentação na frente dos que connosco lidam no dia-a-dia...).
    E uma pequena nota: não está escrito em lado nenhum que a Eva se tentou com uma maçã, é apenas uma construção da cultura popular!

    ResponderEliminar
  4. Isso de um gelado dar mais mais satisfação que um homem é muito triste... Mas sei que é algo recorrente, a culpa não é do gelado ser de facto fantástico, porque não o é. O problema reside e variadíssimos aspectos, dois deles são, o sentimento de culpa, ou medo, vergonha, o que lhe quiserem chamar, que impede as mulheres de explorar a sexualidade livremente. Outro problema está nos homens que se entregam à morte às mulheres sem criar qualquer tipo de desafio, tipo se o gelado não engordasse ninguém o queria... Apesar de tudo aproveito para avisar mais uma vez que as mulheres a partir dos 40 começam a ter graves dificuldades em arranjar parceiros sexuais com o mínimo de decência, como tal não poupem o que não podem gastar mais tarde! Ajudem os homens a trabalhar para vocês!

    ResponderEliminar
  5. Tenho um convite para te fazer:

    E que tal irmos jantar 3ª e 4ª... ao McDonald's? ;)

    Ou achas que consegues resistir à tentação?! :P

    ResponderEliminar
  6. Oh, o bom mesmo é comer tudo o que apetece, tudo engorda igual depende é das quantidades.

    ResponderEliminar
  7. Mais sexo...

    "Sujo? Só se for bem feito..."

    Ass: O Anónimo Real

    ResponderEliminar